terça-feira, 12 de janeiro de 2016

KIRIKU E SUAS GENITÁLIAS



Há alguns anos fui presenteada com dois DVDs: Kiriku e a Feiticeira e Kiriku e os Animais Selvagens. O presente veio de uma sábia senhora negra. Ela é mais que uma amiga.

Os filmes me encantaram! O menino Kiriku foi criado para emocionar e vem cumprindo fielmente seu propósito. Cada vez que assisto, mergulho num universo muito particular de sensações vividas e sou surpreendida pelas soluções emocionais que ele apresenta para situações bastante delicadas. Minúsculo no tamanho, gigante na coragem e nas lições de vida.

Os filmes despertaram em mim um enorme respeito e admiração. Desses que nos fazem parar para saber mais quando vemos uma imagem, uma divulgação de peça de teatro ou uma nota nas redes sociais. Se o assunto é Kiriku, permito-me ao clique.

Há incontáveis aspectos que merecem aprofundamento, mas hoje senti necessidade de escrever sobre a naturalidade com que as genitálias de Kiriku e das demais crianças da sua tribo foram apresentadas no filme.

Vivemos num tempo intrigante. Ao mesmo tempo em que as questões sexuais estão completamente banalizadas, a negação ainda é extrema. Observe os desenhos animados e procure encontrar honestidade na representação da natureza fisiológica dos personagens. Quantos, dentre os desenhos que nos vêm sendo apresentados ao longo das nossas vidas, mostraram os órgãos genitais das crianças? E dos animais? Pênis, testículos, vaginas, mamilos. Nada é mostrado. Tudo é tabu. Bichinhos e crianças assexuados, essa é a ideia.

Eis que surge Kiriku com seu pênis e testículos naturalmente à mostra, como é e deve ser! Tudo bem que o filme retrata cenas da cultura africana. Mas se entendessem como um “desconforto” para o público e quisessem eliminá-lo, bastaria um tapa-sexo ou a simples supressão das genitálias para resolver facilmente o problema.

O que vejo na produção de Kiriku é um enorme respeito para com o público infantil e adulto, pois os filmes mostram não somente as genitálias das crianças, mas também os contornos de suas nádegas e as mamas das mulheres da tribo. O que é tratado com honestidade, respeito e de forma natural, chega com a lisura necessária, não agride e cumpre a sua função.

Adiar o momento em que as crianças serão apresentadas aos órgãos sexuais é um erro incorrigível. Ao contrário do que se imagina, não se está preservando a criança, mas sim limitando, despreparando e gerando um campo fértil para inconsequências. A formação sexual recebida até os sete anos cumprirá com louvor a função de fortalecer os laços familiares e a psique daquele ser humano em desenvolvimento. A desinformação, a omissão, a supressão das questões sexuais enfraquece, aumenta a curiosidade e afeta negativamente a forma como lidarão com a sua própria sexualidade.

Deixe chegar às suas crianças a informação que merecem receber. Se está na natureza, está certo, é como deve ser. Deixe que vejam como os animais procriam, como um parto acontece. Se lhes perguntarem, respondam com cuidado e honestidade. Permitam! Avalie se a educação que você recebeu foi suficiente para te transformar num adulto forte, seguro e sexualmente resolvido. Se a resposta for não, procure novos caminhos.

Se você não sabe como fazer ou o que dizer, apresento a você o Programa Sexualidade Consciente. Um conteúdo cuidadoso para guiar mulheres que estão em suas buscas pessoaia ou desejam guiar seus filhos e filhas pelos caminhos de uma educação sexual segura e amorosa. Para conhecer, clique aqui ou na imagem  abaixo.

Ah! E não deixe de assistir Kiriku. Todos merecemos esse presente, principalmente as nossas crianças. Veja de coração aberto. É lindo!

Com carinho, Juliana!

 Programa Sexualidade Consciente

5 comentários:

Unknown disse...

Nada funciona melhor que a naturalidade para tratar com as crianças.

Mani Alvarez disse...

Muito boa reflexão, Juliana. A liberação dos costumes não trouxe libertação, e sim, uma falsa ideia de que o sexo é 'natural' e livre. Mais que nunca continuamos repetindo os velhos padrões da repressão sexual.

Unknown disse...

Ainda existe muito tabu para trabalhar a sexualidade nas crianças. Vamos mudar isso.

Anônimo disse...

Excelente reflexão, Juliana. Poder trabalhar a sexualidade, já desde pequeninos, faz com que as crianças cresçam sabendo como e de onde vieram. Assim, entendo o sagrado e o divino, respeitar-se-ao, mutuamente, quando adultos. Um grande abraço. Theuse.

Rosana Carvalho disse...

lindo Ju, isso mesmo, assisti com meus filhos quando eles eram crianças...vamos compartilhar mais esse filme.

Postar um comentário

 
Powered by Blogger